O curso LÍDER DE EQUIPES DE AUDITORIA tem por objetivo qualificar, de forma consistente, profissionais que atuam na área de gestão de equipes, através do estudo aprofundado de programas de qualidade, transparência, proteção de dados e acesso à informação, controle no setor público, incluindo temas como integridade, responsabilidade de agentes, prevenção e detecção de fraudes, além de capacitar ao aluno para liderar e gerir conflitos nas organizações.
O qualificado corpo docente, que enriquece o curso em caráter multidisciplinar, e a forma da abordagem, que concilia teoria e prática, resultará em um alto nível de aperfeiçoamento e, consequentemente, em profissionais habilitados para exercer com qualidade e eficiência a atividade e liderança em processos de auditoria e controle.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CONTROLE NO SETOR PÚBLICO: FUNDAMENTOS NORMATIVOS E DOUTRINÁRIOS APLICADOS AO CONTROLE GOVERNAMENTAL
Fundamentos constitucionais e legais do controle governamental; modelo de três linhas - operação, supervisão e avaliação de controles; 1ª e 2ª linha - a responsabilidade pela gestão de riscos e controles internos; governança pública, integridade e controle – atualizações nos temas; desafios da prática; 3ª linha - auditoria interna e a atuação da CGU com base no Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal e Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental o Poder Executivo Federal; auditoria externa e o papel do TCU - Lei Orgânica e Regimento Interno.
PROGRAMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM AUDITORIA E CONTROLE INTERNO
Implementação de Programa de Gestão da Melhoria da Qualidade na Auditoria Pública; teoria e implementação de Modelo de Capacidade de Auditoria Interna - IA-CM; gestão e monitoramento da atividade de auditoria interna - indicadores e resultados.
TRANSPARÊNCIA E CONTROLE: DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
Breve histórico da implementação da Lei de Acesso à Informação no Brasil. Estudos dos Artigos da LAI e LGPD: Conceitos, Papéis, Aplicações, Proibições, Exceções, Sanções e Legislação Complementar. Segurança da Informação e Comunicação: A contribuição da LGPD para a reflexão sobre gestão de riscos em bases de dados. O uso compartilhado de bases de dados no setor privado e na administração pública. Convergências entre tratamento de dados pessoais e transparência: Harmonizando privacidade e interesse público. Precedentes de acesso à informação relacionados a dados pessoais. Abordagem de casos práticos.
AUDITORIA E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS
Contextualização das transferências da união no cenário brasileiro referencial legal; panorama: “quando”, “quem”, “onde” e “como” são repassados os recursos; fases do ciclo de vida de um convênio; plataforma “Mais Brasil”; proposição de convênios; procedimentos para solicitação de recursos; registro na plataforma +Brasil; levantamento de necessidades; programas de governo; propostas e planos de trabalho; termo de referência e projeto básico; mitigação de irregularidades e falhas na proposição; celebração de convênios: condições e vedações; empenho; conta corrente; assinatura e publicação do convênio; ordem bancária; execução de convênios; procedimentos licitatórios; pagamentos de despesas: Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV), contratos de obras, contratos de bens e serviços; principais problemas na execução de convênios: desorganização burocrática: governança e gestão ineficiente; rito licitatório inadequado: pregão presencial; falhas mais comuns em convênios; prognóstico para prevenção de falhas; encerramento do convênio; relatório de execução; ajuste de plano de trabalho; termo aditivo; finalização de movimentações financeiras; resgate das aplicações; devolução do saldo remanescente; prestação de contas do convênio; prestação de contas ao concedente; relatório de cumprimento do objeto; Tomadas de Contas Especiais - TCEs; fiscalização dos órgãos de controle; jurisprudência do TCU sobre convênios; fluxo operacional das prestações de contas; registros da execução do convênio e relatórios; envio da prestação de contas para análise; prestação de contas de convênios operados por OBTV; principais problemas nas prestações de contas; omissão da prestação de contas; não comprovação regular da aplicação dos recursos recebidos, ocorrência de desfalque e desvio de recursos; práticas de atos ilegais ou antieconômicos.
POLÍTICAS PÚBLICAS: AVALIAÇÃO
Ciclo das políticas públicas; diagnóstico do problema; Teoria da Agenda; desenho e caracterização da política pública (top down vs. bottom up); avaliação ex-ante; avaliação ex-post e o ciclo da política pública.
RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES E CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Lei 12.846/2013, referente à responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira; crimes previstos no Código Penal e na L 13.869/2019; estudos de casos.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação no processo de auditoria; comunicação verbal e comunicação não verbal; comunicação escrita - qualidades do parágrafo e argumentação; relatório de auditoria e atributos necessários; técnicas e comportamentos que contribuem para a efetividade da comunicação no âmbito dos trabalhos de auditoria.divulgação dos resultados.
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Dr. Gil Pinto Loja Neto
Mestre em políticas Públicas e Desenvolvimento (IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), especialista em: Gestão Pública, Administração de Negócios, Engenharia Econômica e Administração Industrial e certificado internacionalmente com ISO 31.000.
Palestrante nacional e internacional, com atuações no IIA- Instituto Internacional de Auditores Internos, Universidades no Brasil e Portugal: Coimbra Business School- ISACAC e outras.
Auditor Federal da CGU: Auditor Geral de Empresas Estatais há 15 anos.
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Dr. Francisco Bessa
Economista e Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Formado pelo Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra e pelo Programa Minerva de Economia da George Washington University (EUA). Foi Superintendente Financeiro do Banco do Nordeste do Brasil, Presidente da Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado do Ceará e Secretário Federal de Controle Interno da CGU. Atualmente ocupa o cargo de chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia. Professor Universitário de graduação na União Pioneira de Integração Social (UPIS) nas disciplinas “Contabilidade Gerencial” e “Mercado Financeiro”. Professor de cursos de especialização com disciplinas nas áreas de governança, controles internos e auditoria.
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Dr. Valmir Gomes Dias
Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Controladoria e Finanças pela Mackenzie-Rio e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo. Integra o corpo docente da Pós Graduação Lato Sensu em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos, da Universidade Federal de Lavras em parceria com a CGU. Desde 2007, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, tendo atuado na execução, coordenação e supervisão de auditorias e ações de prevenção e combate à corrupção. Exerce atualmente o cargo de Ouvidor-Geral da União, tendo sido designado encarregado pelo tratamento de dados pessoais no âmbito da Controladoria-Geral da União, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
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Dr. Almir de Oliveira Junior
Doutor em Sociologia e Política pela UFMG (2007), pós-doutorado na área de Administração pela UnB (2018). Desde 2009, é servidor do quadro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, onde é gerente de risco na Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional e professor- orientador no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
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Dra. Roberta Cordeiro
Juíza de Direito do TJDF. Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, Doutora em Direito e Políticas Públicas pelo Uniceub - em 2020. Atualmente é professora da Escola da Magistratura (cursos de pós-graduação) e do Instituto Brasiliense de Direito Público nos cursos de Graduação e Pós-graduação e no UniCEUB (graduação e Pós- graduação "lato sensu"). Professora de Direito Penal na Pós-graduação da ATAME de Brasília, com ênfase em Direito Penal e Direito Processual Penal. Publicação: Livro TJDFT Juiz de Direito Substituto - Questões dos últimos concursos com gabaritos comentados - Série Provas Comentados. Editora Verbo Jurídico.
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Dr. Sérgio Filgueiras de Paula
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, com MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União desde 1998, atuou, entre outras funções, como Coordenador-Geral de Auditoria de Recursos Externos e atualmente exerce o cargo de Coordenador-Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Secretaria Federal de Controle Interno da CGU, responsável diretamente pela condução do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna da CGU, bem como líder em avaliações de maturidade de auditorias baseado no modelo IA-CM (Internal Audit Capability Model) do Instituto dos Auditores Internos. Palestrante em temas de Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Interna. É um dos idealizadores e responsáveis por diversos cursos oferecidos pela CGU como: Gestão de Riscos e Controles Internos; Normas Internacionais de Auditoria Financeira; Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos; Técnicas de Auditoria; Documentação de Auditoria; Relatórios de Auditoria; e Modelo de Capacidade IA-CM.
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Dr. Sérgio Neiva
Mestre em administração pública pela FGV, especialista em governança de TI pelo INEFE e Engenheiro de Redes de Comunicação pela UnB. É Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Possui certificação em gerenciamento de serviços de TI (ITIL- Exin) e em segurança da informação (ISO 27002). Professor e pesquisador na aplicação de tecnologia em controles de políticas públicas e membro de grupos de trabalho da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e do Auditors Alliance da OCDE. Atualmente é Coordenador-Geral de Auditoria na Secretaria Federal de Controle Interno (SFC/CGU).
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Dra. Danusa da Matta Duarte Fattori
Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Doutora em Letras pela Universidade de Brasília –UnB. Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo –USP- Certificada pelo Instituto dos Auditores Internos –IIA-“Certified Government Auditing Professional”(CGAP). Especialista em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União –TCU e Coautora dos livros: Sistema de Controle Interno da Administração Pública na União Europeia e no Brasil (Editora Fórum: 2019) e Plano anual de auditoria baseado em riscos (Amazon: 2020).
PRAZO DE VISUALIZAÇÃO: 180 DIAS
Requisitos mínimos para acesso:
Conexão Internet 1MB
Plug-In Flash Player atualizado
Aplicativo que leia arquivos em PDF
Navegador atualizado (Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer)
Você pode testar visualizando vídeos exemplo em nosso site.
Liberação do curso: Em caso de boleto bancário, 24 horas úteis após o pagamento. Em caso de cartão de crédito, imediatamente após a confirmação pela operadora do cartão.
Regras para cancelamento:
O cancelamento da compra poderá ocorrer em até 07 (sete) dias a contar da data da compra, conforme prevê o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, caso em que serão cobrados os custos relativos aos acessos realizados e às despesas administrativas necessárias para a movimentação de títulos bancários. Em caso de pedido formal de cancelamento pelos canais de contato, uma vez já iniciado o curso, haverá desconto proporcional aos acessos realizados, assim como será cobrada multa rescisória de 20% sobre o valor total pago pelo curso. Nessa hipótese, a data limite para o aluno requerer o cancelamento do curso contratado será o mesmo prazo da duração do curso. Caso o aluno deseje, o valor a lhe ser restituído poderá ser convertido em crédito para compra de outros cursos no futuro. Em todas as hipóteses do cancelamento, a contratada tem o prazo de até 30 (trinta) dias para proceder a devolução dos valores.
Confirma maiores detalhes em seu contrato de prestação de serviços na área do aluno.
Após a conclusão da visualização das aulas, no prazo máximo de 180 dias a contar da contratação do curso, o aluno apresentará requerimento para realizar a atividade avaliativa, indicando data e horário para realização da prova, na qual deve obter nota mínima de 7,0 (sete) para aprovação e fazer jus ao certificado de Líder de Equipes de Auditoria.