Com o constante desenvolvimento das relações sociais e o aumento da complexidade das interações humanas, o Poder Judiciário tem enfrentado uma sobrecarga notável, que impacta diretamente na agilidade e na eficiência da prestação jurisdicional.
Entre os principais fatores que contribuem para essa sobrecarga estão as demandas que poderiam ser resolvidas de forma mais simples, sem a necessidade de judicialização. Nesse contexto, a advocacia extrajudicial surge como uma alternativa, ganhando cada vez mais visibilidade no mercado jurídico.
A legislação brasileira tem avançado no reconhecimento da via extrajudicial como o caminho mais adequado para a resolução de diversas questões legais. Exemplos atuais incluem a possibilidade de realizar divórcios, inventários, usucapião e reconhecimento de paternidade ou maternidade socioafetiva diretamente em cartório, sem a necessidade de ingressar com ação judicial.
A adoção da via extrajudicial proporciona benefícios tanto para advogados quanto para seus clientes. Entre as principais vantagens estão a celeridade, a previsibilidade dos resultados e a redução de custos envolvidos no processo.
Com o crescimento do número de procedimentos que podem ser conduzidos por meio administrativo ou em conjunto de órgãos competentes como o Tabelionato de Notas, Registro Civil e Registro de Imóveis, muitos profissionais têm encontrado na advocacia extrajudicial uma oportunidade de atuação sólida.
A Pós-Graduação em Advocacia Extrajudicial é voltada aos profissionais que atuam ou desejam atuar diretamente nas mais diversas áreas do extrajudicial, que tem sido considerado um ramo promissor relacionado à advocacia. Essa é uma possibilidade de atuação que vem ganhando importância no Brasil e atraindo muitos advogados, sobretudo pela rapidez que ela proporciona tanto para o profissional quanto para os seus clientes. Trata-se de uma vertente que está incluída em uma esfera mais abrangente do Direito: a desjudicialização.
O advogado que souber trabalhar junto às serventias extrajudiciais estará sempre um passo à frente, em decorrência da rápida solução de assuntos em que, se levados ao judiciário, podem demorar anos.
Advogados atuantes nesta modalidade laboral ajudam a aliviar o judiciário brasileiro, colaborando para a desjudicialização do sistema. Entre as principais opções de atuação estão:
O principal objetivo do curso é preparar profissionais do Direito para atuarem com excelência na seara extrajudicial, promovendo a desjudicialização de demandas e contribuindo para a celeridade, segurança jurídica e eficiência na resolução de conflitos e formalização de atos jurídicos. O curso oferece sólida formação teórica e prática para que o advogado possa operar junto às serventias extrajudiciais — como cartórios de notas, registro civil e de imóveis — com segurança técnica, visão estratégica e domínio das normas e procedimentos administrativos aplicáveis.
Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.
Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.
Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.
O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.
Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.
As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.
O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.
Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.
No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.
O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.
Extrajudicial e Solução de Conflitos, Prática na Advocacia, Civil e Processo