Abertura - Noite de sexta-feira, dia 23/10: exposição geral acerca da prova oral.
1 - O que é verdadeiramente avaliado em uma prova oral?
2 - Por que não devemos subestimar uma prova oral. Os riscos.
3 - O que estudar até o dia da prova
4 - Como se preparar psicologicamente para a prova oral
4.1 Chegar a cidade da prova com antecedência?
4.2 O sono na noite anterior
4.3 Medicamentos
4.4 Aguardando sua vez
5 - Como se vestir para a prova oral
6 - Preparação: para além do conhecimento. As três regras de ouro de uma prova oral: treino, demonstração de conhecimento e o esquecimento do passado.
7 - Como são as perguntas em uma prova oral.
8 - Como se portar no momento do exame: forma de se assentar (posição das pernas e da cadeira), de se dirigir ao examinador, de controlar o microfone, para onde olhar, como lidar com o paletó.
9 - Gestos durante a prova oral e os vícios gestuais.
10 - Colocação da voz: o problema dos vícios de linguagem o do sotaque. Como limpar a voz antes da prova. Os problemas extras dos fumantes. Tomar água durante o exame?
11 - Respiração.
12 - Como formular suas respostas:
12.1 Como são as perguntas de uma prova oral.
12.2 O que fazer se você sabe
12.3 O que fazer se você sabe parcialmente
12.4 O que fazer se você não sabe nada
12.5 Como dançar conforme a música do examinador e como fazer sua própria música. Como conduzir a sua prova sem desrespeitar a autoridade do examinador.
13 - Esclarecimento de dúvidasDireito Constitucional - 8 encontros
Encontros de 24/10 (manhã e tarde), 25/10 (manhã e tarde), 30/10 (noite) e 31/10 (manhã e tarde):
- Dinâmica coletiva. Realização de simulados de prova oral com os candidatos, com a correção coletiva de erros.
- Nivelamento de conhecimento. Discussão de questões atuais que podem ser objeto de prova.
- Atendimento individual. Esclarecimento de dúvidas pessoais e realização de simulados individuais com os candidatos que preferirem não ser assistidos pelos demais.
- Cada aluno terá oportunidade de ser avaliado pessoalmente pelo professor, durante aproximadamente 15 minutos, perante os colegas ou isoladamente. A atividade será composta das seguintes fases:
1 - arguição simulada pelo professor
2 - comentários sobre a performance do aluno
3 - esclarecimento de dúvidas individuais que o aluno queira apresenta