O governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciou,  nesta quinta-feira, 27, a autorização para nomear imediatamente 480 agentes penitenciários. Essa nomeação, junto com a que foi feita no início do ano, soma 1100 novos agentes apenas esse ano.

O anúncio ocorreu pelo Twitter do governador logo depois de reunir-se com o Secretário de Segurança do Estado, César Schirmer. O ato foi atribuído à recuperação financeira do Estado, apesar de a situação ainda defender que o Rio Grande do Sul necessita aderir ao Regime de Recuperação Fiscal.

A estimativa é que em até 25 dias os alunos iniciem o curso para que estejam aptos o mais breve possível para ocupar o cargo.

A formação durará cerca de 60 dias, com aulas em dois turnos. Ao todo, foram abertas 720 vagas no último concurso da Susepe: 620 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Classe A e 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Administrativo Classe A.

Conforme a SSP, ainda não há previsão de como será feita a alocação de servidores. Segundo o órgão, a ampliação de vagas na Penitenciária Estadual de Canoas é prioridade estratégica, mas não foi definido quantos agentes serão distribuídos para o local.

De acordo com a Associação dos Agentes, Monitores e Auxiliares Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs), cerca de 2,8 mil aprovados em concurso público aguardam chamamento.

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Juliana Passuello

Estudante de Direito da URGS e Jornalista.

Comments are closed.